Programação

Dia 24 de Fevereiro | 100% Digital

9h00 - 11h00 | Painel: O novo cenário que se abre para IoT após aprovação da Lei.

Após a sanção da Lei de Internet das Coisas em dezembro do ano passado, o desenvolvimento efetivo da tecnologia de IoT ganha um novo impulso a ser explorado para criação de ações que garantam sua relevância para exploração de oportunidades e demonstrar seu potencial em todos os segmentos de negócios.

Paulo José Spaccaquerche, Presidente da Associação Brasileira de Internet das Coisas – ABINC
Gabriel Ferraz Aidar, Gerente de Relacionamento e Fomento a Clientes – Área de Operações e Canais Digitais do BNDES
José Gontijo, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital – DECTI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI
Claudio Goldbach, diretor da ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial e CEO da PERFIL Group
Rodolfo Fücher, presidente da ABES

11h10 – 12h00 | Painel: Segurança e proteção de dados, desafio permanente para mercado
As medidas necessárias à proteção de dados e segurança das informações exigirão um esforço redobrado dos desenvolvedores e igual esforço daqueles que serão responsáveis pela fiscalização dessas atividades. Vamos discutir e apresentar quais as tecnologias e medidas necessárias para garantir a troca segura de dados nas redes de IoT?

Renato Hirata, líder de equipe de vendas Cloudflare, Latin America
Marcio Andrey Teixeira, coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas do IFSP

Programação

Dia 25 de Fevereiro | 100% Digital

9h00 – 10h20 | Painel: Conectividade alavancando o mercado de IoT

Com a isenção de impostos para comunicação M2M, o potencial do crescimento do mercado tende a decolar com a viabilização de muitas soluções que antes sofriam empecilho econômico. Nesse contexto, os prestadores de serviços estão acelerando seus planos de crescimento e novos modelos de negócios, com uso de diferentes padrões de conectividade (Lora, SigFox, NB-Iot, 4G, satélites), de olho na futura utilização da tecnologia 5G.

Painelistas:
Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital
Mariana Balan, Coordenadora da área de Engenharia de Produtos de Energia e IoT da Furukawa
Eduardo Resende, diretor executivo do Grupo Datora, composto por Datora Telecom e Arqia

10h30 - 11h30 | Painel: Como promover a transformação digital com o desenvolvimento soluções de IoT

A Covid ocasionou a aceleração de transformação digital, agregando tecnologias como Inteligência Artificial, Analytics, Cloud Computing, Edge Computing em soluções baseadas em Internet das Coisas, impulsionando a criação de novos modelos negócios e soluções inovadoras de impacto em diferentes setores do mercado.

Painelistas:
Bruno Maia, Head de Inovação da SAS América Latina
Fernando Paiva, diretor de Transformação Digital da Lifemed
Victor Rocha Pusch, CTO da Sensorweb
Pedro Diógenes, diretor Técnico LATAM da CLM
Paulo Victor Peixoto Noronha, gerente de Produtos de TI da Oi Soluções

11h40 - 12h40 | Painel: Quais os segmentos que caminham para maturidade em IoT?
Vamos reunir diferentes modelos de adoção de Internet das Coisas em segmentos considerados mais promissores no mercado, que já estão se valendo de usar IoT para promover a inovação de suas soluções de negócios. Vamos mostrar cases em segmentos como logística, saúde, serviço público, agronegócios, entre outros..

Case 1– Plataforma para operar bebês com cardiopatias congênitas, que usa plataforma de telemedicina 5G e IoT para capacitação de cirurgiões cardíacos e apoio a operações complexas realizadas em hospitais longe dos grandes centros

Guilherme Machado Rabello, gerente Comercial e de Inteligência de Mercado do InovaInCor (núcleo de inovação do Instituto do Coração-InCor e da Fundação Zerbini)

Case 2 – Agro – UaiCup é uma caneca instrumentada com software e IA que, conectada à Internet, torna possível o serviço de monitoramento da qualidade do leite. Dentro do conceito da Internet das Coisas para o leite 4.0, seu objetivo é evitar desperdícios de leite produzido e recusado por laticínios, que podem afetar cerca de 800 mil médios e pequenos produtores, devido a irregularidades, a exemplo da presença de antibióticos

Guilherme Horta Travassos, engenheiro eletricista, professor de Engenharia de Software e coordenador do PESC da COPPE/UFRJ

Case 3 –IoT na prática na Indústria 4.0: Como a fuse IoT tornou realidade a aplicação da Internet das Coisas e está ajudando a Ambev a aplicar um estudo de melhoria em uma de suas fábricas.

Murilo Silva, Sócio e diretor de Soluções da Fuse IoT
Sergio Amaral, Brewing Process Automation Specialist da Ambev

Case 4 – Monitoramento – A LafargeHolcim Brasil iniciou em 2020 o projeto Operação Remota das Moagens de Cimento, com controle, totalmente integrado, com uma base de instrumentação com tecnologia IoT conectada via wi-fi, onde foram instaladas câmeras com IA e sistemas para o monitoramento online da rede de automação e um sistema de gerenciamento online dos consumos e demandas de energia elétrica, que irá auxiliar a otimização da eficiência energética das moagens.

Gilson Leite Dias, Gerente Técnico de Produção, Processos e Qualidade na LafargeHolcim Brasil

Realização