Palestrantes Confirmados

Bruno Maia

Bruno Maia

Head de Inovação, SAS América Latina

Bruno Maia é formado em Ciência da Computação pela PUC-RJ. Tem grande experiência na indústria de software, com foco na área de vendas de soluções Analytics. Ao longo de sua carreira, atuou em empresas como Oi, IBM e Oracle. Maia ingressou no SAS em 2012.
Claudio Goldbach

Claudio Goldbach

Diretor da ABII - Associação Brasileira de Internet Industrial e CEO da PERFIL Group.

Claudio Goldbach, diretor da ABII desde 2017 e CEO da PERFIL Group, holding controladora de empresas da área térmica, no Brasil e Estados Unidos. Engenheiro Químico, com 25 anos de experiência, tem pautado sua carreira na busca incessante de inovação e eficientização de processos industriais. 

Eduardo Resende

Eduardo Resende

Diretor executivo do Grupo Datora

Eduardo Resende é diretor executivo do Grupo Datora, composto por Datora Telecom e Arqia, está no mercado de telecomunicações desde 1997, possuí ampla experiência no mercado de telecomunicações, principalmente, no segmento de IoT e MVNO.

Ele é formado em Engenharia Elétrica pela universidade federal de Minas Gerais, com pós-graduações executivas pelo Ibmec e FDC.

Fernando Paiva

Fernando Paiva

Diretor de Transformação Digital da Lifemed

Fernando Paiva tem carreira desenvolvida com mais de 25 anos de experiência em tecnologias exponenciais (RPA, IA, IoT, Big Data), open Innovation, serviços de tecnologia da informação e estratégias de crescimento em todo o ecossistema de saúde digital. Especialista em internet das coisas médicas (IoMT) e monitoramento remoto de pacientes, bem como, evangelizador de Interoperabilidade e integração de dados em toda a jornada do paciente, dentro e fora do ambiente clínico-hospitalar. Formação executiva em universidades como: Harvard Business School, University of La Verne, FGV e UFRJ.
Gabriel Aidar

Gabriel Aidar

Gerente de Relacionamento e Fomento a Clientes - Área de Operações e Canais Digitais do BNDES

Gabriel Aidar é economista do BNDES desde 2010. Atualmente, ele é Gerente de Relacionamento e Fomento da Área de Operações e Canais Digitais, onde realiza o fomento do produto BNDES Crédito Serviços 4.0. Ele também foi Gerente responsável pela Modelagem de Produtos na mesma área. Gabriel tem mestrado em economia pela UFRJ, onde também é doutorando em economia.  

Gilson Dias

Gilson Dias

Engenheiro químico e gerente técnico de Produção, Processos e Qualidade da LafargeHolcim Brasil

Gilson Dias é engenheiro químico e gerente técnico de Produção, Processos e Qualidade da LafargeHolcim Brasil, com 26 anos de companhia. Tem ampla experiência na otimização de processos e automação industrial, com foco em redução dos consumos específicos de energia térmica e elétrica e em aumento de produtividade e estabilidade operacional.

Seus últimos trabalhos na companhia abrangem projetos de inovação tecnológica com a implementação de soluções da Indústria 4.0, uso de inteligência artificial para aumento da eficiência operacional, transformação digital do negócio, com ferramentas de conectividade e modularidade, análise de dados em tempo real e uso de modelos preditivos para tomada de decisão, priorizando a busca da excelência da performance industrial, a melhoria da qualidade dos produtos e a redução das emissões de carbono.

Guilherme Horta Travassos

Guilherme Horta Travassos

Engenheiro eletricista, professor de Engenharia de Software e coordenador do PESC da COPPE/UFRJ.

Guilherme Horta Travassos, engenheiro eletricista (Universidade Federal de Juiz de Fora, 1985), Mestre (1990) e Doutor (1994) em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realizou estágio de Pós-Doutorado na University of Maryland-College Park juntamente com o SEL/NASA (USA – 98/00), tendo como focos principais experimentação aplicada na Engenharia de Software e linha de produto de software. Pesquisador CNPq 1D. Atualmente é professor titular de Engenharia de Software e coordenador do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (PESC) da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seus interesses de pesquisa estão inseridos no contexto da Engenharia de Software Experimental e na Engenharia de Sistemas de Software Contemporâneos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de software (VV&T), sistemas ubíquos e sensíveis ao contexto, Internet das Coisas, simulação em engenharia de software, ambientes e ferramentas para apoiar o desenvolvimento e experimentação em software. Lidera o grupo de Engenharia de Software Experimental da COPPE/UFRJ e faz parte da ISERN – International Software Engineering Research Network.
Guilherme Machado Rabello

Guilherme Machado Rabello

Gerente Comercial e de Inteligência de Mercado do InovaInCor

Guilherme Machado Rabello, engenheiro pela Escola Politécnica da USP, com mais de 25 anos de experiência no setor de telecomunicações. Desde 2011 atua na área de Saúde no desenvolvimento de soluções em Telemedicina, Inovação Médica de produtos e processos. Gerente Comercial e de Inteligência de Mercado do InovaInCor (núcleo de inovação do Instituto do Coração-InCor e da Fundação Zerbini). Membro do Núcleo de Inovação da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP).Membro do Conselho de Administração da Fundação para Segurança do Paciente (FSP).· Professor do MBA HealthTech na FIAP-SP. Professor do MBA Gestão, Inovação e Serviços em Saúde na PUC-RS. Professor da Faculdade de Medicina da USP, disciplina de “Inovação e Empreendedorismo na Saúde”
José Gontijo

José Gontijo

Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital - DECTI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI

José Gontijo é Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital na Secretaria de Empreendedorismo e Inovação – SEMPI. , sendo responsável por subsidiar a formulação de políticas, diretrizes, objetivos e metas relativos à inovação digital, à pesquisa científica e ao desenvolvimento industrial e tecnológico do setor de tecnologias da informação e da comunicação do País, em especial as medidas necessárias à execução das políticas nacionais de informática e automação e de tecnologias da informação e comunicação, tais como aquelas relacionadas à indústria de semicondutores, microeletrônica, 6G e internet das coisas. Foi também Diretor desse mesmo departamento na Secretaria de Políticas de Informática e Secretaria de Políticas Digitais, onde era o Secretário Substituto. Foi Diretor do Departamento de Indústria, Ciência e  ecnologia, na Secretaria de Telecomunicações – STE, sendo responsável por subsidiar o planejamento e a definição das políticas públicas referentes ao desenvolvimento industrial, científico e tecnológico do setor de telecomunicações do país. Também exerce simultaneamente o cargo de Secretário Executivo do FUNTTEL. Foi ainda representante do Ministério das Comunicações no conselho da Suframa; no Fundo Setorial Espacial, na Secretaria Executiva do Comitê Gestor dos Programas de Inclusão Digital – CGPID, entre outros cargos no setor público.

Mariana Balan

Mariana Balan

Coordenadora da área de Engenharia de Produtos de Energia e IoT da Furukawa

Mariana Balan é Engenheira, Pós-Graduada em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School e atualmente é Coordenadora da área de Engenharia de Produtos de Energia e IoT. Desenvolveu sua carreira com foco em soluções de infraestrutura de redes nas aplicações corporativas, Data Center, Industrial e de Planta Externa no mercado Brasileiro e LatAm. Está a frente do desenvolvimento do novo sistema FI2S (Furukawa IoT for Industry System) focado em soluções de infraestrutura para ambientes de missão crítica e IoT.
Marcio Andrey Teixeira

Marcio Andrey Teixeira

Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas do IFSP

Marcio Andrey Teixeira, coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Internet das Coisas do IFSP Campus Catanduva, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Membro Senior do IEEE, e suas atuais pesquisas incluem segurança cibernética, segurança de redes, utilização de IA em segurança de redes, machine learning, deep learning, visão computacional, analise de performance de redes de computadores, qualidade de serviço (QoS) em redes wireless, protocolos de redes wireless e comunicação wireless de próxima geração. Dr. Marcio fez seu Pós-Doutorado em Segurança Cibernética na Universidade de Washington em Saint Louis , MO, USA, no período de 2017-2018, sob a supervisão do Professor Dr. Raj Jain , Life Fellow, IEEE. Ele recebeu seu doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil em 2012, e recebeu seu mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil em 2004. Ele faz parte dos colaboradores da revista científica Computer System Networking and Telecommunications, participou como autor em diversos livros e artigos técnicos.
Marcos Ferrari

Marcos Ferrari

Presidente-executivo da Conexis Brasil Digital

Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, é doutor em economia pela UFRJ e foi diretor de Infraestrutura e Governo do BNDES. Foi também secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, de 2016 a 2018, e anteriormente secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Exerceu o papel de presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo.
Murilo Silva

Murilo Silva

Sócio e diretor de Soluções da Fuse IoT

Sócio e diretor de Soluções da Fuse IoT, Murilo foi congressista no 5º Congresso Latino Americano Internet das Coisas em 2020, palestrante em feiras de tecnologia como IoT Latin America e universidades Mackenzie, Fatec e FIAP, além de ter realizado palestras corporativas para players da indústria mundial de metalurgia e bebidas. Professor de IoT, possui diversas certificações nacionais e internacionais com amplo conhecimento no setor desde projetos, hardware, software, cibersegurança e negócios. Premiado entre os dez melhores projetos de IoT no Brasil durante o DesafIoT 2019 pela ITS – Instituto de Tecnologia de Software e Fórum Brasileiro de IoT e vencedor de diversos Hackathons e Challenges FIAP. Atua no mercado de Telecom e Tecnologia há mais de 25 anos.

Paulo José Spaccaquerche

Paulo José Spaccaquerche

Presidente da ABINC - Associação Brasileira de IoT

Paulo José Spaccaquerche, Presidente da ABINC – Associação Brasileira de IoT, tem treinamento multidisciplinar em Engenharia e Administração. Extensão curricular em Harvard em Boston / EUA. Mais de 40 anos de experiência profissional trabalhando em estreita colaboração com empresas líderes em tecnologia, como IBM e SAP. Responsável pela implantação no Brasil de empresas como Sybase, Netscape, Peoplesoft e Quest.
Pedro Diógenes

Pedro Diógenes

Diretor Técnico LATAM da CLM

Pedro Diógenes é engenheiro de Computação com mais de 15 anos de experiência em Tecnologia da Informação, com ênfase em infraestrutura de datacenter e segurança da informação. Detém dezenas de certificações técnicas dos fabricantes mais relevantes da indústria de TI. Larga experiência em projetos de alta complexidade. Diretor técnico na CLM, distribuidor latino-americano de valor agregado em soluções de infraestrutura de datacenter e cybersecurity.
Renato Yoshio Hirata

Renato Yoshio Hirata

Diretor de Vendas LATAM da Cloudflare

Renato Yoshio Hirata, diretor de Vendas LATAM da Cloudflare, é engenheiro de TI com experiência de mais de 23 anos no setor, colaborou com grandes clientes corporativos e provedores de serviços / tecnologia de TI como HP, Oracle, Claro, Telefonica / Movistar. Na Cloudflare, ele é responsável por liderar uma equipe de 14 executivos de contas que fornecem soluções de segurança e desempenho na Internet para mais de 300 clientes.

Rodolfo Fücher

Rodolfo Fücher

Presidente da ABES

Rodolfo Fücher é presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software – ABES, sócio fundador da FEMP Participações, membro do comitê Fintech da Bossa Nova Investimentos, membro do comitê de inovação e tecnologia do Hospital Alemão Osvaldo Cruz, e membro do conselho consultivo da SOFTEX.  Possui mais de 35 anos de experiência no setor de tecnologia, incluindo vivência nos Estados Unidos e Ásia.

Formado em Tecnologia da Informação pelo Mackenzie, pós-graduado em Marketing pela ESPM, e com cursos sobre governança corporativa pelo IBGC, estratégia digital pela Columbia Business School, macroeconomia global pelo MIT Sloan School of Management, venture capital pela Berkeley – Hass School of Business, neurociência pela Wharton School, governança e nova economia pelo GoNew, e convergência tecnológica pela Singularity University.

Paulo Victor Peixoto Noronha

Paulo Victor Peixoto Noronha

Gerente de Produtos de TI da Oi Soluções

Paulo Victor Peixoto Noronha é formado em Engenharia de Computação pela PUC-Rio com MBA pela Kelley Business School – Indiana Univesity – e possui mais de 15 anos de experiência na indústria de TI e Telecom. Atualmente é o responsável pela área de projetos de IoT e Colaboração para o segmento B2B da Oi. Já atuou Novabase e  T-Systems em Portugal, TIM Brasil, além de passagens por consultorias de TI.

Victor Rocha Pusch

Victor Rocha Pusch

CTO da Sensorweb

Victor Rocha Pusch é engenheiro de Controle & Automação, e empresário na área de tecnologia. Hoje é o CTO e coordena a equipe de pesquisas em IoT da Sensorweb, oferecendo soluções inovadoras de monitoramento para mais de 200 organizações na área de Saúde em todo o país – como hospitais, bancos de sangue, farmácias, clínicas de vacinas e operadores logísticos. Nos anos recentes, dedicou-se ao conceito de “Hospitais Conectados” e ao uso de Inteligência Artificial em aplicações de IoT.

Desenvolvedor de sistemas e dispositivos eletrônicos há mais de 20 anos, é experiente na produção de software e equipamentos para monitoramento remoto (via Internet) de variáveis como temperatura, umidade, energia, entre outras.

Foi também o idealizador e coordenador do ScadaBR, software open-source para aquisição de dados e controle supervisório, com mais de 100.000 downloads realizados por profissionais autônomos, integradores, estudantes e entusiastas da automação.