Robson Marcus Wanka

Robson Marcus Wanka é Gerente de Educação do SENAI CETIQT
Robson Marcus Wanka é Gerente de Educação do SENAI CETIQT; formado em Engenharia Industrial Elétrica, com mestrado em Metrologia Científica e Industrial. Possui 20 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais de grande porte dos segmentos de tecnologia, infraestrutura, energia, educação e consultoria. Coordenou o projeto de implantação no SENAI CETIQT da primeira Planta Industrial de Confecção 4.0 do Brasil.

Carlos Azen

Carlos Azen, gerente do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação do BNDES
Ocupa o cargo de Gerente do Departamento de Tecnologias de Informação e Comunicação do BNDES. Ainda no BNDES atuou como Assessor da Presidência na elaboração de políticas para desenvolvimento do setor de tecnologia no Brasil e na área de Capital Empreendedor. Previamente ao BNDES, trabalhou durante 10 anos no setor de telecomunicações, tendo passado por diferentes áreas e empresas, no Brasil e na Europa. É formado em Engenharia de Produção e possui Pós Graduação em Administração de Empresas e Finanças."

Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá

Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá, chefe geral da Embrapa Informática Agrope
Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá,, dpaoutora em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2003) (INPE), possui mestrado na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (1996) da Unicamp e graduação em Análise de Sistemas - Pontifica Universidade Católica de Campinas (1988). Desde 1989, é pesquisadora da Embrapa Informática Agropecuária onde tem liderado projetos na área de engenharia de software, inteligência artificial e computação científica aplicada a agricultura com aproximadamente 90 publicações técnico-científicas e 25 softwares nos temas sistemas especialistas, lógica abdutiva, lógica nebulosa, técnicas de aprendizado de máquina, mineração de dados e textos voltados para o manejo animal e diagnóstico de doenças em plantas. Atualmente é Chefe Geral da Embrapa Informática Agropecuária (desde julho de 2015 até a presente data). Também é membro do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da Embrapa (CGTI) e desde outubro de 2016, membro do Comitê Gestor das Estratégias da Embrapa (CGE). No período de agosto de 2009 até março de 2015, exerceu o cargo de Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Informática Agropecuária. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Agroinformática - SBIAgro, no período de 2010-2011, e membro do Conselho Diretor da SBIAGRO (2012-2013/2014-2015/2016-2017). Atualmente, também coordena o Observatório de TIC para a Agricultura, no âmbito do Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa, denominado Agropensa. Além disso, a pesquisadora integrou, como representante da Embrapa (2013-2015), a equipe técnica da Plataforma Regional de Uso de Tecnologias Emergentes na área de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) do Programa Cooperativo para o Desenvolvimento Tecnológico, Agroalimentar e Agroindustrial do Cone Sul – PROCISUR. No escopo desta parceria organizou, em 2014, o livro “Tecnologias da Informação e da Comunicação e suas Relações com a Agricultura”.

Renato Pasquini

Renato Pasquini, diretor de Consultoria e Pesquisa e Country Manager Brasil da Frost & Sullivan
Renato Pasquini, diretor de Consultoria e Pesquisa e Country Manager Brasil da Frost & Sullivan, especialista da indústria com mais de 15 anos de experiência em grandes empresas multinacionais do setor de TIC. Especialização em consultoria estratégica, inteligência de mercado, planejamento estratégico, regulação e soluções de marketing.Forte formação acadêmica em administração de empresas (BA, Master e MBA em Telecom Business). Experiência de trabalho internacional (além de palestras): Estados Unidos, Espanha, Argentina, México e Colômbia.- Palestrante em eventos da indústria +40 na América Latina, apresentando resultados e previsões sobre os mercados de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Comunicações Empresariais. Além disso, apresentou mega tendências que afetam a América Latina e novos modelos de negócios derivados dessas tendências.

Thiago Camargo

Thiago Camargo Lopes, secretário de Políticas Digitais do Ministério da Ciência
Thiago Camargo Lopes, secretário de Políticas Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações desde outubro de 2017. É advogado formado pela Universidade Católica de Goiás e é Mestre em Administração Pública pela Columbia University, em Nova Iorque Exerceu, antes de chegar ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o cargo de Superintendente Executivo de Planejamento da Secretaria de Gestão e Planejamento do Estado de Goiás e Superintendente Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia do mesmo Estado. Foi Secretário Executivo do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

Julio Oliveira

Julio Oliveira, gerente de sistemas da Ford América do Sul e responsável pela área de manufatura.
Julio Oliveira, graduado em matemática e processamento de dados, com pós-graduação em administração de empresas e análise financeira. Trabalha na Ford há mais de 30 anos e já passou por diferentes áreas da empresa, sempre no setor da tecnologia da informação. Atualmente, é gerente do Departamento de Tecnologia da Informação da Ford Brasil, responsável pelo suporte de soluções para os setores de manufatura e planejamento e logística de material na Ford América do Sul.

Maurício Casotti

Maurício Casotti, eng. de Marketing de IOT e Transformação Digital do CPqD
Maurício Casotti é graduado em matemática pela Unicamp e MBA Executivo com concentração em Gestão de Empresas e Complementação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. Com experiência de 31 anos na área de Tecnologia da Informação e Comunicações atuando em diversas frentes desde o desenvolvimento de software, gestão de projetos, vendas e marketing. Trabalha atualmente na área de marketing com foco Internet das Coisas e Transformação Digital.

Guilherme Netto

Guilherme Netto - Gestor de Produtos B2B da Hughes no Brasil.
Guilherme Netto, com mais de 8 anos de experiência em desenvolvimento de produtos para o segmento UTILITIES na empresa Hughes Telecomunicações do Brasil, incluindo melhoria nos processos de vendas, pós vendas, engenharia e operações em redes de telecomunicações. Experiência em projetos técnicos para desenvolvimento de parceria, homologações e planejamento de negócios visando a viabilidade técnica e comercial. Responsável pelo desenvolvimento de produtos de automação via satélite de religadores, medidores de energia e automação das equipes de manutenção de rede elétrica das principais companhias elétricas do Brasil.

Paulo Victor Peixoto Noronha

Paulo Victor Peixoto Noronha. represável área de projetos de IoT e Colaboração para o segmento B2B da Oi.
Paulo Victor, 42 anos, formado em Engenharia de Computação pela PUC-Rio com MBA pela Kelley Business School - Indiana Univesity - possui mais de 15 anos de experiência na indústria de TI e Telecom. Atualmente é o responsável pela área de projetos de IoT e Colaboração para o segmento B2B da Oi. Já atuou Novabase e T-Systems em Portugal, TIM Brasil, além de passagens por consultorias de TI.

Mauro T. Fukuda

Mauro T. Fukuda, é diretor de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede.
Graduado em Engenharia Elétrica/Eletrônica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com Pós-Graduação em Redes de Telecomunicações pela PUC/PR. Possui experiência de mais de 27 anos no setor de telecomunicações nas áreas de Tecnologia, Planejamento, Projetos e Operação, tendo atuado na TELEPAR, Brasil Telecom e Oi. Atualmente, responde pela Diretoria de Tecnologia e Plataformas de Serviços da Oi, responsável pelas definições de tecnologia, estratégia e arquitetura da rede, bem como pela área responsável pelo planejamento e projeto das plataformas de serviços de vídeo da operadora.

Patrocínio Silver

Patrocínio WIFI

Apoio

Parceiros Institucionais

Assessoria de Imprensa

Realização